MINHA FAMÍLIA PARA DEUS

Muito é dito sobre a família e sobre os desafios que ela enfrenta no mundo de hoje, especialmente a família cristã. Somos alertados sobre os perigos das ideologias anticristãs, sobre a educação de nossos filhos, sobre como as mídias tentam enfraquecer a beleza e solidez do casamento, sobre como o individualismo é cada vez mais marcante. Porém, neste breve artigo quero falar sobre o outro lado desse combate, não a defesa, mas o ataque cristão, sua maneira de avançar positivamente através dessas e outras dificuldades para o bem da família e para a glória de Deus.

A família é criada por Deus e para Deus. Deus criou a família quando fez Eva e a trouxe para Adão. Com esse casal original, e os princípios dados por Deus, a humanidade deveria se organizar em comunidades familiares e espalhar a glória de Deus por todo o mundo. O propósito último da família é glorificar a Deus à medida que homens e mulheres vivem unidos para a glória de Deus, refletindo seu caráter e beleza no mundo. Com o pecado essa missão foi corrompida, mas não impossibilitada, pois pela graça de Deus as famílias ainda podem cumprir seu chamado.

O amor e o perdão precisam marcar a dinâmica do lar. Por conta do pecado que afetou as famílias essa missão se dificultou, aqueles que deveriam ser nossos primeiros aliados no cumprimento da missão se tornam nossos rivais. Diante disso, problemas não faltam, mas não podemos deixar faltar também a graça que nos reconcilia. Jesus veio para salvar as famílias, sendo ele o filho de Deus e da humanidade veio para nos resgatar e mostrar seu amor e perdão, e estes atributos maravilhosos que experimentamos devem marcar nossos relacionamentos dentro de casa. Nosso lar deve ser um lugar onde o amor e perdão de Jesus são experimentados em abundância, para isso precisamos estar dia a dia unidos a Jesus, vivendo no Espírito.

A família deve olhar para além de si mesma. Deus não fez as famílias como núcleos isolados, mas como partes de um todo maior, o povo de Deus. O propósito divino era formar uma grande família composta de várias famílias menores. Com o pecado esse propósito foi ameaçado, mas Deus graciosamente atuou em graça enviando seu Filho, ferindo a família divina para que as famílias humanas se tornassem sua própria família. Hoje a igreja é o Éden restaurado e em restauração. Hoje, quando nos unimos como igreja, proclamamos para o mundo que existe uma família suprema que deseja abarcar todas as famílias que crerem no evangelho. A Igreja é bela e santa, por ser o “sonho” de Deus realizado, uma família para si. Precisamos viver nossa vida familiar com zelo, mas sem esquecer que participamos da família suprema, e nessa família nos tornamos parentes de uma miríade de outros filhos de Deus. Você enxerga sua família dessa forma?

Que Deus nos dê o privilégio de cuidarmos bem de nossas famílias, mas que principalmente elas reflitam o propósito de Deus para a glória Dele.

Em Cristo, Rev. Günther Nagel

Rua Estácio Ferreira, 166 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02926-050

© 2020 - Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó - Todos os direitos reservados